-
Arquitetos: Vilhelm Lauritzen Architects
- Área: 13300 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sjavit Maestro
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Madeira é uma garagem que mostra como até mesmo estruturas simples como estacionamentos podem se transformar em obras de arte. O projeto busca ir além de sua função básica, elevando o ambiente urbano ao seu redor. Assim, oferece uma adição arquitetônica visual e cativante à área.
O edifício tem 13.300 m² e seis andares, oferecendo espaço para 430 carros. Está localizado na nova área de Nordhavn, em Copenhague, uma região de cerca de 2 km² que fazia parte do porto industrial da cidade no século XIX. Essa área era usada para o transporte, armazenamento e manuseio de madeira, daí o nome dinamarquês 'Trælasthuset' (que significa uma casa onde a madeira é carregada).
A fachada tridimensional pixelada, feita de madeira e alumínio reciclado, foi projetada para interagir com a luz. Ela se assemelha a uma pilha de madeira em uma serraria, onde as vigas individuais nunca estão perfeitamente alinhadas umas sobre as outras. Esses pequenos deslocamentos inspiraram a ideia de mover os pixels para criar um efeito de relevo. Essa expressão é uma homenagem à história da área como um local de armazenamento e manuseio de madeira.
A estrutura da fachada é composta por uma armação de alumínio reciclado, leve e luminosa, reforçada com placas perfuradas. Cada pixel está posicionado na frente da fachada ou recuado 30 centímetros para criar um relevo tridimensional eficaz que capta tanto a luz do dia quanto a luz artificial do interior. A solidez da base é garantida pela utilização de painéis de fachada de madeira expandida, dispostos em um padrão e montados em uma estrutura de ripas de madeira dura fixadas diretamente na estrutura de concreto bruto.
A iluminação externa é composta por luminárias lineares verticais que seguem os padrões curvos e repetitivos da fachada, criando um jogo de luz variado e atmosférico, especialmente na área periférica, onde a luz está integrada tanto nos bancos quanto no pavimento. Isso destaca e reforça os elementos arquitetônicos na paisagem ao redor da garagem. No interior, a iluminação LED controlada por movimento garante uma iluminação adequada, onde a luz atravessa a fachada perfurada, criando uma atmosfera poética e sensorial em seu contexto.
O elemento comum é a incorporação de infraestrutura verde, como a parede, elementos no telhado e painéis solares no topo do edifício. Isso demonstra um compromisso com elementos de design sustentável, ao mesmo tempo em que repensa o uso de um design estrutural intrincado.
A Casa de Madeira incentiva os motoristas a estacionarem e usarem a estação de metrô próxima para chegar ao centro da cidade ou explorar a área a pé. Além das vagas de estacionamento, o local é multifuncional, com um perímetro externo vibrante e verde, lojas e espaços de encontro, além de oferecer a função de "Kiss-n-Ride".
A Casa de Madeira foi o resultado de um concurso aberto, no qual o cliente buscava uma relação simbiótica entre estacionamento, contexto urbano e o programa funcional da cidade. O objetivo era criar uma fachada com profundidade escultural, que evocasse uma sensação sensorial meticulosa. A importância da iluminação foi primordial, com cuidadosa consideração para cultivar uma atmosfera evocativa e definidora de humor, ao mesmo tempo em que garantia a segurança do distrito urbano.